quarta-feira, 2 de junho de 2010

Esporte - Ciclismo

Introduçâo


Ciclismo é um desporto de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.

Regras e tipos de competiçâo

Corrida de Estrada


As corridas de estrada são divididas em duas categorias: tradicional e contra o relógio. Na primeira, os atletas largam todos juntos e percorrem uma distância grande (entre 230 km e 250 km para homens e 100 km e 140 km para mulheres). Neste tipo de competição, o primeiro a cruzar a linha de chegada vence a disputa. Já nas corridas contra o relógio, ganha aquele que fizer o percurso no menor tempo possível. A largada é feita de maneira individual - ou seja, apenas um atleta parte por vez e tem seu tempo cronometrado por um juiz da prova.




Corrida de Pista


As corridas de pista são divididas em oito provas básicas: velocidade, velocidade por equipes, perseguição, perseguição por equipes, quilômetro, por pontos, keirin e madson. A prova de velocidade é a mais tradicional. Neste tipo de competição, de dois a quatro corredores largam em movimento e percorrem três ou quatro voltas de uma pista. Vence aquele que chegar primeiro à linha final. Em velocidade por equipes, cada time tem três corredores, que percorrem três voltas na pista. A cada volta, um ciclista diferente disputa a corrida, promovendo assim um revezamento. As regras para a vitória são as mesmas da prova individual. Vence a equipe que chegar à linha de chegada antes das demais.

Nas provas de perseguição, dois oponentes largam em posições opostas do percurso (4 km para homens e 3 km para mulheres). Aquele que completar a distância primeiro ou ultrapassar o oponente ganha a disputa. Na perseguição por equipes, dois times de quatro corredores cada percorrem uma distância de 4 km. Os grupos começam a prova de dois pontos opostos da pista, e o conjunto vencedor é aquele que completar a distância primeiro ou ultrapassar um adversário. A prova de quilômetro é uma corrida curta contra o relógio. Nessa competição, vence o ciclista que completar o percurso no menor tempo. A disputa leva esse nome porque a distância percorrida é de 1 km para os homens e 500 m para as mulheres. A corrida por pontos é uma competição longa (30 km para homens e 25 km para mulheres). A distância é dividida em sprints de dez voltas, e os melhores colocados de cada sprint recebem uma determinada pontuação (5 para o 1º, 3 para o 2º, 2 para o 3º e 1 para o 4º). Ao final de todo o percurso, aquele que tiver obtido o maior número de pontos é declarado vencedor. A prova de keirin, por sua vez, nasceu no Japão. Trata-se de uma competição durante a qual de seis a oito ciclistas percorrem 1,4 km atrás de uma bicicleta motorizada, que dita o ritmo da disputa. Faltando cerca de 600 m para a linha de chegada, a bicicleta motorizada atinge aproximadamente 45 km/h e sai de cena. A partir daí, os corredores disputam o sprint final. Ganha quem cruzar primeiro a linha de chegada. Já na prova madson, os ciclistas percorrem, em dupla, uma distância de 50 km, dividida em 20 sprints intermediários. Apenas um dos dois ciclistas pode competir, ou seja, enquanto um corre com os demais adversários na parte superior da pista do velódromo, o outro descansa correndo lentamente na parte inferior (durante a disputa, eles podem trocar de posições sempre que desejarem). O conjunto que completar o maior número de voltas será considerado vencedor. Caso haja empate, o ganhador será aquele que tiver feito o maior número de sprints. Se ainda assim a igualdade persistir, o melhor colocado no último sprint será declarado campeão.



Corrida de Mountain Bike


Existem vários tipos de corrida de Mountain Bike, mas apenas o Cross Country é disputado nas Olimpíadas (desde Atenas, em 1996, nos Estados Unidos). Nessa prova, o ciclista deve percorrer um circuito fechado de 5 km a 9 km em um terreno montanhoso, que apresente dificuldades ao atleta. Vence aquele que percorrer a distância primeiro



Corrida de BMX


O BMX (ou bicicross) é uma versão do motocross, mas com bicicletas. A disputa acontece em uma pista de terreno acidentado com saltos e obstáculos. São disputadas várias baterias (o número certo depende de cada competição), e os participantes ganham pontos de acordo com suas posições. Aquele que somar mais pontos ao final das baterias será declarado campeão.



Local


Local As provas de ciclismo podem ser disputadas basicamente em quatro tipos de locais: estradas, velódromos, montanhas e circuitos de terra batida, recebendo provas de estrada, pista, Mountain Bike e BMX, respectivamente. As competições de estrada são disputadas em pistas asfaltadas. Em algumas provas mais longas, como a Volta da França, o percurso também envolve trechos de subida e descida, como montanhas. Já as provas de pista são disputadas em um velódromo. Trata-se de uma pista oval, com circunferência entre 250 m e 333 m e duas curvas inclinadas a 41º. O comprimento da pista varia entre 250m e 400m (para Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos). As provas de Mountain Bike, por sua vez, são normalmente disputadas em terreno montanhoso, com subidas, descidas e trechos de lama, podendo também ter trechos de estrada asfaltada. Já as provas de BMX são disputadas em pista fechada, a qual contém saltos e obstáculos semelhantes aos existentes nas competições de motocross.


Calendário de competições


Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário