quarta-feira, 9 de junho de 2010

Esporte - Tiro Esportivo

INTRODUÇÃO


A prática do tiro existe desde quando o homem inventou a pólvora, na China, no século IX. No início, as armas de fogo eram utilizadas apenas para fins militares. Assim, o treino para a prática era feito apenas com o objetivo de aprimorar as técnicas de soldados.
Aos poucos, no entanto, a modalidade transformou-se em esporte. As primeiras regras para competições surgiram em 1814, na Grã-Bretanha, quando o coronel Peter Hawker publicou um livro sobre o assunto.

A partir daí, o esporte cresceu e começou a chamar atenção. Assim, não foi surpresa nenhuma a inclusão do tiro esportivo no programa dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, que aconteceram em Atenas, em 1896, na Grécia.

Um ano depois, seria disputado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade. Em 1907, foi criada a União Internacional das Federações e Associações de Tiro, que depois se transformaria em União Internacional do Tiro.


Regras e tipo de competição do tiro esportivo


A modalidade do tiro esportivo divide-se em três categorias: pistola, carabina e tiro ao prato. A diferença entre as duas primeiras é a arma: a pistola é curta e só pode ser usada com uma mão, enquanto a carabina é longa e o disparo é de ar comprimido ou dióxido de carbono. Já nas provas de tiro ao prato a distância entre o atirador e o alvo, fixo ou móvel, e o número de tiros varia conforme a arma utilizada.



Carabina

- Três posições (masculino e feminino): O alvo fica a 50m do competidor, que posiciona-se de três formas distintas - de pé, ajoelhado e deitado. Os homens têm 40 tiros e mulheres têm 20.

- Pequeno calibre - Deitado (masculino): Os alvos ficam a 50 m do competidor, que tem 60 tiros para dar.

- Carabina de ar (masculino e feminino): De ar comprimido ou de dióxido de carbono. Em pé, o competidor fica a dez metros do alvo. Os homens têm 60 tiros e as mulheres, 40.

Carabina " Pistol "


-Alvo móvel: A prova tem as fases lenta e rápida. O alvo visível é um prato de 11cm de diâmetro. São duas fases de cinco segundos. São disparados 30 tiros em cada fase.

- Pistola livre - 50 m: Com apenas uma mão, o competidor atira. Ele tem seis séries de 60 tiros e o alvo fica a 50 m de distância.

- Pistola de ar: Com armas de ar comprimido e dez metros de distância o programa é igual ao da pistola livre.

- Tiro rápido masculino: O competidor fica a 25 m de distância munido de uma pistola que pode receber cinco tiros. No total, ele tem 60 tiros em duas fases de 30.

- Tiro rápido feminino: O competidor fica a 25 m e a pistola tem capacidade para cinco tiros. No total, são seis séries de cinco tiros .

Tiro ao prato

- Skeet: O vencedor é aquele que acertar o maior número de pratos, atirados de casas alta e baixa.

- Fossa olímpica: O atirador precisa acertar um prato e tem dois tiros para isso.

- Fossa dublê: São dois pratos que o competidor precisa acertar com apenas dois tiros.

Local

Existem dois tipos de campo para a prática do tiro esportivo: o normal e o de skeet. O primeiro deve ter cabinas de tiro (cujo número varia de acordo com a prova) em um lado e, à frente, uma área mínima de tiro de 15 m de comprimento e 20 m de largura.

Já o campo de skeet tem um formato diferente. O ponto de onde devem partir os pratos e onde devem estar os atiradores precisa ser demarcado por um semicírculo. Em cada ponta da marcação deve existir um caixa (alta e baixa). Uma delas lança os pratos a 3,05 m de altura, enquanto a outra o faz a 1,07 m. Nesses campos, a área de tiro deve ter, no mínimo, 15 m de comprimento e 36.


link

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário